Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

terça-feira, 14 de setembro de 2010





Escola Estadual Aldenora Alves Correia
Professora: Joyzane Moreira Dias
Disciplina: L. Portuguesa, Matemática, Geografia e Ciências
Ano: 3º Turma: B Turno: Vespertino
Equipe: Edna Maria Matias Sousa
Maria da Penha Costa e Silva Amorim
Terezinha de Jesus Morais Alves
Joyzane Moreira Dias
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC e-proinfo 100 horas
Tutora: Mônica Rocha
APRENDENDO COM OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS E RECURSOS TECNOLOGICOS
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Fundamental Inicial

Língua Portuguesa Processos de leitura/gêneros Textuais
Matemática Sistema de Numeração decimal
Geografia Localização no Espaço
Ciências Diversidade de Aves
• DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta AULA
No processo de alfabetização, é importante que a pessoa que esteja em tal processo, tenha contato com diferentes tipos de textos, tais como: histórias infantis, poesias, parlendas, receitas entre outros. Para isso, é fundamental que o professor faça a leitura apresente e trabalhe em sala de aula com diferentes tipos de textos.
• HABILIDADES A SEREM DESEMVOLVIDAS:
 Cantar músicas infantis;
 Ler em voz alta, versos do poema apresentado;
 Identificar no poema as palavras que rimam;
 Contar os versos e estrofes que contém o poema;
 Identificar o tipo de ave que aparece na história apresentada;
 Localizar o espaço em que vive.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Aproximadamente 250 minutos: 05 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Apresentar em data show os diferentes tipos de textos como: jornais, revistas, folhetos de supermercados, receitas, bulas de remédios, rótulos, regras de jogos e cópias de textos diversos, parlendas música e poesias.
• Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
• Aula interativa;
• Uso de computador com projetor de imagens e caixa de som para apresentação do vídeo (música Baile dos Passarinhos);
• Montagem de painel contendo os diversos tipos de textos.
• Música: Baile dos Passarinhos
• Papel pardo
• Revistas/ jornais
• Tesoura
• Cola
Atividade 1
 - Organizar os alunos em círculo para facilitar a realização das atividades, criando um clima de interação entre professor e aluno;
 - Fazer alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:
 - Vocês já ouviram música?

 -Que tipo de música vocês gostam?
 - Feito isso, o s alunos são convidados a ouvirem a música, Baile dos Passarinhos.
 Após ouvirem a música serão feitos outros questionamentos:
 - Quem já conhecia esta música?
 - Vocês gostaram dela?
 - Vocês sabiam que toda música pode ser escrita ?e por isso, é um tipo de texto?
 Fazer a comparação da estrutura letra da musica Baile dos passarinhos com outros textos

Ao ouvirem a música, é interessante mostrar aos alunos
que tanto a música que eles ouviram como uma história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças (estrutura textual), esses textos podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores. Por isso é importante que na sala de aula tenha diferentes tipos de textos para incentivar o prazer pela leitura. E que esses textos sejam explorados todos os dias, leitura feita pelo professor e alunos.
 Ouvir a música e cantar http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/
Apresentar aos alunos a letra da Música Baile dos PassarinhosBaile Dos Passarinhos

 Contar quantas estrofes
 Contar os versos, cada linha da estrofe
 Comparar as estrofes em relação aos versos
 Circular as palavras nas estrofes que tenha palavras com terminações iguais
Atividade 2
 Colocar os alunos em circulo para dar inicio a aula
 Comparar a poesia Baile dos Passarinhos com os demais textos, deixando que cada criança fale o que percebeu
 Copiar no caderno as palavras da poesia Baile dos passarinhos, pintando as silabas iguais, explicando para os alunos que essas palavras chamam rimas.
 Pedir que os alunos criam outras palavras com silabas finais iguais
Atividade 3
 Pedir aos alunos que crie uma estrofe com as palavras que eles criaram com as silabas finais iguais ( atividade em grupo)
 Apresentação das poesias (estrofes) criadas pelos alunos
 Levar os alunos para digitarem suas poesias
 Fazer exposição das poesias criadas pelos alunos
 Cantar novamente a musica Baile dos passarinhos
 Questionar o que eles viram no clipe youtube
 Quantos passarinhos apareceram na arvore?
 Ao todo quantos passarinhos tem na musica?
 È um número par ou impar?

Atividade 4
 Fazer um banco de palavras com as palavras criadas pelos alunos
 Explorar o banco de palavras com leitura em voz alta feita pelo professor
 Leitura do banco de palavras feita com todos alunos e professores
 Pedir aos alunos que em silêncio observe bem o banco de palavras e identifique a palavra que cada um escreveu, veja se esta escrita da mesma forma que aparece no cartaz, se não vamos escrevê-las novamente da forma correta ao lado da outra em seu caderno
 Cantar novamente a musica apresentando no data show, para que os alunos possam identificar o local que os passarinhos se encontram, se é na cidade ou na fazenda( Zona Rural/Urbana)
 O que encontramos na cidade e o que encontramos na fazenda

Atividade 5
 Levar para sala de aula revistas, livros... para recortes, dividir a turma em grupos e distribuir o papel pardo para cada grupo, dividir o papel em duas colunas, uma coluna para zona rural e outra zona urbana
 Pedir aos alunos que procure e recortes figuras que encontramos na zona rural e urbana e cole-as na coluna adequada
 Expor os cartazes e pedir que cada grupo apresente seu trabalho para os colegas de classe
RECURSOS COMPLEMENTARES
Dispor aos alunos outros tipos de textos, conforme elencados acima - receitas, poesias, parlendas, livros de histórias infantis, folhetos de supermercados entre outros, para que a criança possa perceber os diferentes gêneros textuais que existem além de perceber que todos têm suas características peculiares e sua importância. Sugerem-se ainda outros recursos para o aprofundamento do conteúdo. Tal como a leitura de livros infantis: Quadrinhas, advinhas, poesias entre outros; Alfabetização: livro do aluno 3ª ed. rev. e atual./ Ana Rosa Abreu...[et al.] Brasília: FUNDESCOLA/SEF-MEC,2007. 4 v. :96 p. v. 3.
Fluxograma das aulas Circuito Campeão
Referencial Curricular
Sites
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá no decorrer das atividades através de perguntas objetivando diagnosticar o que as crianças já sabem sobre “Tipos de Textos”, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse. No final verificar se elas identificam os exemplos de textos apresentados. No entanto, esta é uma oportunidade para que os alunos se sintam instigados a avançar nos conhecimentos que possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário